Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Apresentação sobre SL na conpec
Date: Fri, 04 Apr 2014 20:02:21 -0300

On Friday, April 04 2014, edson duarte wrote:

> dei uma brisada aqui hoje e saiu isso por enquanto...
> http://students.ic.unicamp.br/~ra145892/apresentacao_sl.pdf

Achei que ficou legal :-).  Se me permite, vou fazer alguns
comentários/correções...

Slide 3: É legal falar que não é *só* um movimento ideológico :-).
Claro que SL é ideologia, mas acho importante dizer que é também um
movimento técnico.

Slide 4: Acho que mencionar "segurança" pode confundir os ouvintes.  É
claro que segurança é uma das features do SL, por causa do lance de
existirem várias pessoas olhando o código, mas eu costumo dar ênfase à
liberdade mesmo, que é o objetivo principal do Software Livre.  Aliás,
não duvido (e já ouvi falar) que existem vários SL's inseguros por aí...

Slide 5: Show!  E o que você acha de mencionar as liberdades aqui?  :-P

Slide 8: Hm, nesse slide você tá falando explicitamente de sistemas
online, certo?  Acho que a crítica que você colocou é válida para eles,
mas não para um software não-livre "comum", que você roda no computador.
Pra esse, a maior crítica é o cerceamento à liberdade do usuário através
do código-fechado e das licenças vampíricas, que impossibilitam o
estudo, a modificação, a correção e a redistribuição do software.  Acho
que compensa falar isso.

Slide 9: Tô aqui pensando nos futuros exemplos que você vai usar nesse
slide!  Vai ser interessante :-).

Slide 10: Sei que a palestra é voltada pra empresa, mas acho que nós
(defensores do SL) devemos aprender a responder que o principal
benefício do Software Livre é a liberdade!  Aliás, eu particularmente
não gosto de logo de cara mencionar "custo", porque isso é o que acaba
atraindo as pessoas.  Ahh, e eu trocaria a parte de "inexistência de
monopólios" por "interoperabilidade entre implementações".  E eu também
não entendi o porquê do logotipo do padrão USB :-).

Slides 16 a 18: Acho que nesses slides o tópico foi totalmente pra
serviços online, e aí mora um "perigo".  É meio complicado falar em
"serviço não-livre".  O Facebook e o Google, por exemplo, usam Software
Livre a rodo (você mesmo colocou os logotipos dos dois, num slide mais
acima).  E o problema real com esses serviços online (a maioria é web,
mas nem todos) é que eles não respeitam a nossa privacidade.  Falar em
"respeitar liberdade" pra eles é um pouco genérico demais, porque aí a
gente cai na definição de liberdade da FSF/GNU, o que não se encaixa
tanto nesse aspecto.

Não acho que você tenha que tirar esses slides; pelo contrário, é sempre
bom tocar nesses pontos!  Mas, como você tá falando de Software Livre,
coloque os slides numa seção diferente ("Usuários" também fica meio
confuso), e diga explicitamente que você vai falar sobre serviços
online, um tópico que tem muito a ver com SL, mas que tem suas próprias
idiossincrasias.  Desse modo, acho que fica mais separado na cabeça das
pessoas.  E, na parte de "Usuários", talvez valha a pena mencionar os
Softwares Livres "de verdade", sem tocar tanto no ponto "Internet".

Não sei se deu pra ajudar, ou se eu atrapalhei :-P.  Obviamente esses
comentários são apenas sugestões, que IMO deixariam a palestra mais
"correta", mas fica a seu critério decidir se vale a pena mudar algo ou
não.

Fora isso, acho que tá tudo ótimo, e espero *mesmo* que o pessoal da
Conpec comece a abrir os olhos pro SL dessa vez :-).

Falou!