Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas
Date: Mon, 11 Sep 2017 16:59:01 -0300

On 11/09/17 04:25 PM, Juliana Rodrigues wrote:
>     Sei o quanto
>     vocês da Unicamp gostariam de atender a comunidade local, mas precisamos
>     nos preocupar com o todo, não com uma parte que nos é importante.
>

> Atender ao todo é atender a comunidade. Fazer um SFD pra pessoas
> que já sabem o que é SL é atender "uma parte que nos é importante".

Estamos fazendo isso como solução de emergência. E não estamos excluindo
quem não sabe nada de SL ou quem sabe pouco. Estamos tentando o que dá
pra fazer em dias. A organização do evento está com 3 dias e temos 5
pela frente. Se tiver alguma solução pra apresentar pra gente conseguir
fazer melhor que isso, estou aberto.

> [...]
>     importante ainda, os alunos da Unicamp tem que parar de viver em seus
>     mundinhos Baronescos.
>
>     O mundo é muito maior que um campus ou um bairro.
>
>     Isso é uma das poucas coisas e das mais importantes que eu aprendi na
>     graduação, e olha que minha graduação foi uma porcaria, e que a Unicamp
>     por algum motivo bizarro não consegue ensinar. Você entra na Unicamp,
>     99% de chance do seu mundo virar Barão, Unicamp e fora isso, o mundo que
>     você conhecia antes. Campinas é só um atalho para esse mundo
>     anterior. :(
>
> Isso é opinião, então não entra na discussão.

Bom. Eu só estou repetindo algo que já foi discutido inúmeras vezes em
inúmeros grupos de Campinas sobre estudantes da Unicamp. Acho que essa é
uma opinião de muitos ao menos, se você considera opinião. Eu já estive
dos dois lados, e entendo bem essa crítica. Eu já ouvi ela quando era
estudante. Ela dói pra quem ouve, mas é uma crítica necessária e
construtiva.

>     > Lembrando novamente que pessoas interessadas em SL iriam
>     > independente de onde fosse. Pessoas não interessadas só iriam se
>     > fosse conveniente.
>
>     Conveniente é muito difícil de definir nesse caso. Espero fortemente que
>     apareçam umas 3~5 pessoas que não sejam de SL, mas vou ficar feliz mesmo
>     reunindo só as de SL mesmo. Faz muito tempo que não fazemos isso.
>

> Esperar que aconteça não é o suficiente se queremos trazer mais
> pessoas. Temos que tomar ações que levem essas pessoas a
> aparecerem.

Não sei vocês, mas estou convidando todo mundo que conheço e que
provavelmente iria se interessar. Mesmo sem local e horários, as pessoas
que eu convidei sabem que vai acontecer, e estão esperando um convite.
Em breve ele chega.

> Dado esse contexto, acho justo só esquecer o SFD e fazer um
> encontro dos grupos.

Porque deixar de chamar de SFD? Continua sendo um dia de software livre,
mesmo se for um encontro de grupos. Na verdade, quando resolvemos
organizá-lo no fim da semana passada, era pra ser só um encontro de
grupos mesmo. Eu é que estou batendo o martelo tentando levar outras
pessoas para tentar espalhar a palavra. Falo com cada uma em separado se
necessário, se precisar. O importante é algo acontecer. E algo
organizado acontecer.

Acho que estamos perdendo tempo precioso com e-mails de bikeshedding e
deixando de avançar no que importa. O que acontece em toda organização
de evento. Mas não temos tempo pra isso. Temos poucos dias. Temos que
evitar qualquer trivialidade e focar no que interessa.

> [...]
>     > mas nós fazemos reuniões quase 2 vezes por mês e muitas vezes
>     > envolvendo outros grupos (esse evento, por exemplo, vai envolver o
>     > Gamux; faremos um em novembro com o PyLadies).
>
>     Vocês não tem pauta/ata das reuniões? É só compartilhar isso.
>     Provavelmente seria mais que suficiente. Se não tem, comecem a fazer. As
>     reuniões vão ficar bem mais organizadas e fluidas. E é como as reuniões
>     de trabalho vão acontecer na maioria das vezes. É um bom treinamento.
>

> Algumas fizemos, outras foram feitas na correria e não subimos pra

Fica a sugestão. Isso resolve o gap de comunicação. Sem ninguém mandar
e-mail. Coloca um watcher pra mandar e-mail automático quando uma nova
pauta/ata entrar. Ou nem isso. Quem quiser ler, olha, quem não quiser,
não. Mas já é uma forma de saber o que rolou sem ter que usar
ferramentas fora do universo livre. A não ser é claro que essas coisas
fossem parar no Facebook ou coisa assim. Mas não acredito nisso.

>     Pode aparecer um pouco antes do evento (que ainda não sabemos quando vai
>     ser) pra ajudar a organizar o espaço?
>

> Posso sim.
>
> Reforçando: dada essa discussão, acredito que o objetivo maior é
> haver a reunião dos grupos de Campinas, no SFD ou fora do SFD.

Dado o e-mail do Renne, provavelmente vai ficar difícil fazer no LHC.
Precisaríamos de uma resposta imediata para poder marcar de dar uma
geral no espaço na quinta e sexta (quem já foi no LHC sabe que é
necessário fazer essas faxinas antes e depois de eventos lá).

Talvez sim, o evento acabe sendo um encontro em um
restaurante/padaria/... e apenas uma conversa informal entre os grupos,
com menos estrutura que o planejado até agora. Até o fim do dia vamos
ter que descobrir isso. Mas de novo, isso não deixa de fazer com que o
evento seja um SFD.

--
Ricardo Panaggio