Re: [lp-br-sp] Purism is Crowdfunding an Encrypted Linux Phone

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [lp-br-sp] Purism is Crowdfunding an Encrypted Linux Phone
Date: Tue, 12 Sep 2017 17:24:34 -0300

Eu não sei quanto a vocês, mas eu prefiro mil vezes o Piwik que *não
envia* os dados a um terceiro (exceto o dono do /site/, claro) do que o
Google Analytics.

Também estou começando a odiar os "forks de tudo", programas de
computador, assim como o conhecimento, são recursos intangíveis, e
apesar de seu número aumentar ao serem compartilhados ou vendidos, as
cópias perdem valor quando não são amplamente utilizadas pela sociedade
ou quando não há suporte para elas ([1][2]). Essa atitude de "fork" vem
sendo questionada também por alguns ativistas do movimento ([3][4]), o
argumento parece ser de que o fork só é aceitável se realmente haver
desentendimento sobre os objetivos do projeto quanto às liberdades
essenciais do /software/ livre ou sobre interpretação das licenças desde
que a situação atual possa impactar as liberdades dadas conforme licença
([4]). Agora, os forks por mera opção de re-branding ou por causa de
imperfeições no projeto original geralmente são infundáveis, haja vista
que o re-branding também resulta em um produto novo, e confunde o
usuário final.

Sobre estas organizações querendo lucro acima de tudo, isso me parece
ser uma crise nas escolas de administração ([5]), e penso que a única
forma de corrigir isso seria através do ensino, primariamente nas
universidades, e secundariamente nas instituições de ensino superior. O
comportamento apropriador é desejável, pelo menos até ser /copyleft/ com
reforço baseado no interesse da comunidade ([6][7][8]), mas uso de tal
comportamento em escala extrema (com /copyleft/ reforçado de forma
ofensiva, não reforçado, ou sem /copyleft/), com um entendimento
incorreto das particularidades sobre recursos não exclusivos e não
rivais e a ideia de que "todos competem com todos" sem reconhecer
limitações e situações de desigualdade pode resultar nos casos que já
temos visto.

Aliás, estou fazendo meu artigo científico de conclusão de curso sobre a
importância da *filosofia* do /software/ livre na gestão universitária,
onde vou tentar abordar este "papel" das universidades. Aceito
contribuições ([9]), e estou ainda vendo se consigo encontrar outro
local para hospedar. Porém, não sei se poderei atribuir suas
contribuições explicitamente, pois me parece que a faculdade onde estudo
ainda tem o conceito de que a defesa deve ser individual (veja uma
crítica sobre isso em [5]).

[1]
<http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/download/7656/6201>
(sob CC BY 4.0).

[2] <http://free-culture.cc/get-it/> (sob CC BY-NC 1.0).

[3] <https://wingolog.org/archives/2015/11/09/embracing-conways-law>
(sob licença de /copyright/ padrão).

[4]
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/bradley-kuhn-fork-and-ignore/>
(sob CC BY-SA 4.0).

[5]
<https://jopeninnovation.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s40852-016-0037-9>
(sob CC BY 4.0).

[6] <https://video.fosdem.org/2017/Janson/copyleft_defense.vp8.webm>
(sob CC BY-SA 4.0).

[7]
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/copyleft-for-the-next-decade-a-comprehensive-plan/>
(sob CC BY-SA 4.0).

[8]
<https://sfconservancy.org/videos/2015-01-15_Bradley-Kuhn_Future-of-Copyleft_LCA-2015.webm>
(sob CC BY-SA 4.0).

[9] <https://notabug.org/adfeno/Trabalho_sobre_gestao_universitaria.git>
(atualmente sob CC BY-SA 4.0, e estou tentando ao máximo manter assim,
;) ).

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com