Re: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?
Date: Tue, 12 Sep 2017 23:48:18 -0300

Concordo sobre o uso do GPG, o guia de autodefesa do e-mail existe para
facilitar isso. :)

Sobre o BitMessage, confesso que realmente não tenho nenhum contato até
agora, mas acho bem interessante.

Sobre o GNU Ring. Eu uso Trisquel, e tenho GNU Ring instalado via GNU
Guix (feito por um pacote de teste que enviei à lista guix-devel), eu
testei com outras duas pessoas que usaram o pacote de testes que
publiquei (ambos em Trisquel), com um usuário do Parabola (sem GNU
Guix), com um outro que usa Ubuntu (sem GNU Guix) e com dois usuários do
Android (instalado via F-Droid).

Tivemos problemas com áudio e vídeo no Ubuntu e com um
Android. Provavelmente pela versão dos pacotes das dependências.

Para título de curiosidade, lembras do endereço do bug?

O GNU Ring, assim como o Tox, é distribuído. Supondo que consideremos
algo federado, o mais comum seria o XMPP. Porém, nem mesmo o XMPP é
capaz de fornecer comunicação de áudio e vídeo, não por padrão. Os
padronizadores do XMPP tiveram a "brilhante" ideia de colocar coisas
como áudioconferência, videoconferência, transferência de arquivos e
notificações "push" (me esqueci como se chamam em português brasileiro)
de fora da especificação principal e deixar como extensões (XEPs) e não
existe padrão para fornecer um "back-up" caso as XEPs não sejam
suportadas pelo servidor ou pelo cliente.

Além disso, tudo que é federado também tem um desafio em comum: se o
servidor em uso cai, não se pode pegar a identificação para se
autenticar em um novo servidor de forma provisória.

Sobre a Matrix: Não sei se existe cliente livre para mensagens
instantâneas com ela. Sei que o Riot até agora não é (isso pode mudar no
futuro, mas depende deles) ([1]).

Sei como é não ter ninguém na lista de contatos. Mas por dois anos era
usuário do XMPP, tanto via openmailbox.org quanto via diasporabr.com.br
e jabber.org, tinha vários contatos inclusive da família (pois usavam
Gmail e estavam online), mas também nunca puxavam assunto. Atualmente
não tenho contas XMPP.

A ideia de "tentar novamente no futuro" é recomendável, desde que os
problemas sejam de fato levados ao projeto original. No caso do XMPP e
suas XEPs opcionais e sem comportamento alternativo, é mais complexo,
pois é um padrão inteiro.

Concordo em repensar sobre testar GNUnet e Media Goblin no futuro.

Finalmente, concordo contigo sobre termos que "comer nossa própria
comida de cachorro" e aprimorar ela antes de levar ao público em geral.

Eu não sou programador, mas posso ajudar no que concerne questões legais
e de teste.

[1] <https://directory.fsf.org/wiki/Talk:Riot-im>.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com