Re: [LibrePlanet-BR] E-readers respeitosos: onde estamos?

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] E-readers respeitosos: onde estamos?
Date: Mon, 11 Sep 2017 13:24:45 -0300

Ricardo Panaggio <address@hidden> writes:

> Faz muito tmepo que estou por fora do estado da arte no hacking de
> e-readers, e principalmente se já aparecer algum.
>
> Eu tenho um kindle primeira geração que ganhei de presente. Leio nele
> com tudo desabilitado (3g, wi-fi, e tudo mais que poderia me rastrear),
> e até onde consigo ver não tem muito o que fazer além disso. Então estou
> rodando software proprietário sem ter muita opção de software livre pra
> ele :(
>
> Estou me preparando pra Black Friday, e tenho duas pessoas muito
> queridas pra mim para as quais eu queria presentear com um e-reader.

> [...]

Fala Panaggio!

Eu comprei um Saraiva Lev (versão com luz) para Hackear. o grande ponto
positivo é que consegue rodar Debian a partir de um sd card, mas não vai
funcionar como e-reader sem algum hacking.

Ele tem wifi apenas, mas no sistema padrão, o navegador é travado na
loja da saraiva.  O lado bom é que você pode simplesmente não usar a
rede.  Você consegue jogar pdfs sem DRM ou epubs via usb (montar um
filesystem na sua máquina, sem instalar nada proprietário) e ele vai
rodar sem problemas.  Eu nem cheguei a conecta-lo na rede de casa.

O grande problema é que a tela do meu morreu de repente, sem ter caído
nem nada.  Um dia, mais ou menos um ano depois da compra, simplesmente
não ligava mais.

Por ser relativamente barato é um device que eu recomendaria, salvo o
problema da tela, que acho que foi azar meu.  Meu pai comprou um no
mesmo dia que eu e o dele ainda funciona perfeitamente.

--
Gabriel Krisman Bertazi