Re: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?

From: Alexandre Oliva
Subject: Re: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?
Date: Fri, 01 Sep 2017 18:29:11 -0300

On Sep  1, 2017, Ricardo Panaggio <address@hidden> wrote:

> Esse é um e-mail quase que pra mim mesmo. Desculpem se isso não
> interessou pra ninguém :(

Não foi uma pergunta, mas quero dizer em resposta que assistir a essa
conversa toda foi bem emocionante e revigorante pra mim.  Muito
obrigado!

Fiquei pensando com meus botões o quanto eu mesmo tenho enfrentado
dificuldades desse gênero, de ver uma montanha mais alta que dou conta
de subir sozinho e ficar paralisado sem conseguir nem dar o primeiro
passo.

Por exemplo, tenho uma lista de vários programas que talvez atendam a
alguns de meus anseios quanto à desintermediação e descentralização de
comunicação, de armazenamento distribuído e replicado, e, como dizer...
All Things P2P :-) porque botei na cabeça que queria estudar essas
coisas não só pra usar e atender aos meus anseios, mas pra poder
divulgá-los e falar deles com mais conhecimento de causa, inclusive
apresentar a informação em palestras (online?)  técnico-filosóficas.
Mas faz tempo que não consigo dar nem um passo...

Aí eu vejo uma conversa aqui com uma porção de pessoas que admiro
demonstrando os mesmos interesses e similares dificuldades.  Após o
deslumbramento e o êxtase dessa constatação, me veio a ideia (sem
novidade alguma, exceto pra mim nesse contexto :-) de que poderíamos
embarcar juntos nessa, de forma colaborativa.  Poderíamos elencar alguns
projetos de interesse mútuo, voluntariar-nos em subgrupos para
instalá-los, experimentá-los e conhecê-los mais a fundo, integrá-los ou
não em nossas práticas comuns, trocar informações sobre dificuldades
enfrentadas, como superá-las, pontos positivos e negativos de cada
programa desses, e material para divulgar e para facilitar a vida de
quem mais desejar conhecê-los.  Tipo um grupo de estudos, com
apresentação periódica (virtual, imagino) dos resultados, mesmo que
provisórios.

Imagino que tempo disponível é o velho desafio de sempre.  Quem sabe uns
compromissos coletivos ajudem a motivar e superar o desafio?  Tipo, a
reunião quinzenal/mensal/?? tá chegando e ainda não tenho nada pra
mostrar; combinei com o Fulano de instalar uma P2Parada pra fazermos uma
sessão de testes juntos amanhã; ... :-)

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer