RE: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux

From: Jorge P . de Morais Neto
Subject: RE: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux
Date: Tue, 13 Jul 2021 16:20:03 -0300

Boa tarde Marcus!  Respondo abaixo:

Em [2021-07-12 seg 10:23:42-0300], Marcus César escreveu:

> Muito obrigada pela resposta, Jorge, certamente me ajudou bastante!

Bom saber que ajudei!

> No entanto, o computador já apresenta outro sinais de problemas, o
> principal talvez sendo que a bateria não mais funciona e há algum
> mal-contato na ligação de energia, por vezes esbarro no fio e o
> computador desliga.

Você já averiguou a possibilidade de trocar a bateria?  Anos atrás meu
notebook anterior (um HP G42-230BR) estava sem bateria e eu comprei uma
nova pelo Mercado Livre.  Foi barata e funcionou muito bem.  Nesse
notebook a bateria era trivial de trocar (e eu mesmo troquei).  No seu
notebook, pelo que eu vi no manual do proprietário¹ também é bem fácil.
E quanto ao preço, eu dei uma olhada rápida no Mercado Livre e os
primeiros resultados custam ≃ R$ 280 + frete.  Você pode aproveitar e
comprar uma bateria de seis células, que aguenta carga maior---encontrei
ofertas de R$ 293 com frete incluso!

¹
https://downloads.dell.com/manuals/all-products/esuprt_laptop/esuprt_inspiron_laptop/inspiron-14-3437_owner%27s%20manual_pt-br.pdf
(mais manuais em
https://www.dell.com/support/home/pt-br/product-support/product/inspiron-14-3437/docs)

> Alguém já fez esse tipo de manutenção (troca de tela) e saberia me
> dizer se, nessas condições, valeria a pena?

Eu perguntei para um técnico que conheço (e que tem boas indicações) e
ele disse que, se o serviço for bem feito, o notebook fica bom após
trocar a tela sim.  Ele me orientou inclusive a usar a função de busca
do sítio eletrônico bringIT².  Sugiro então você olhar a seguinte
busca:
https://www.bringit.com.br/catalogsearch/result?cat=6&q=Telas+Inspiron+14+3437&notebook_manufacturer=70905

² https://www.bringit.com.br "bringIT - Soluções para notebooks"

Quanto a mal contato na alimentação, ele perguntou se é na fonte ou no
conector do notebook, e eu não soube responder.  De todo modo ele disse
que se for no conector do notebook, pode ser trocado.  Alguns notebooks
Dell permitem inclusive desencaixar o conector e encaixar um novo.
Outros dão mais trabalho, pois a troca do conector exige solda fria, mas
ele disse que se fizer em uma empresa séria também fica bom.  E para
saber se o conector do Dell Inspiron 14 3437 é de encaixar, ele novamente
sugeriu o sítio bringIT.

Se o problema for na fonte, aí me parece óbvio que também dá para
trocar e nem precisa do serviço de um técnico.

Enfim, espero que dê tudo certo aí!  Quaisquer dúvidas adicionais pode
perguntar por aqui.

Abraço

--
- https://stallmansupport.org "In Support of Richard Stallman"