Re: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: Sugestão de notebook compatível com GNU/Linux
Date: Fri, 16 Jul 2021 11:01:42 -0300

Em 12-07-2021 10:23, Marcus César escreveu:
>     Agradeço as especificações da sua placa wi-fi; realmente o ideal
> seria ter uma comunidade local, mesmo que pequena, para poder testar se
> alguns dispositivos funcionam neste ou naquele computador, pois sou bem
> leigo nesse quesito. Mas a comunidade virtual já ajuda bastante a
> aprender um pouco mais e buscar estar mais eticamente alinhado!

Realmente uma comunidade local ajudaria, acho que existem grupos
LibrePlanet no RJ, mas não sei dizer. Teria que ver na wiki do LibrePlanet.

Mesmo assim, caso precises, temos também algumas pessoas que não estão
nesta lista de e-mails (talvez porque não gostam de usar ela) e que
preferem algo como IRC ou XMPP, podes escolher um dos dois, cada qual
com suas limitações, mas que estão ambos interligados por um bot/robô.

Para IRC, acho que o cliente de e-mail ou de mensagens instantâneas do
PureOS, ou o Pidgin, possuem suporte básico ao IRC. O servidor é
irc.libera.chat, e a sala é #libreplanet-br . Caso escolhas usar IRC, eu
recomendo que reserves/registres teu apelido no servidor, um exemplo de
como fazer isso vai ser enviado para ti quando mandares a mensagem
privada “help register” para o usuário/robô NickServ. Se ao tentar
interagir na sala, a tua mensagem não seja aceita, registre o nome
conforme falei e me informe o mesmo por e-mail *privado* (eu sou o
administrador desta lista e também um dos operadores do canal IRC, para
confirmar podes pegar meu e-mail na página de informações desta lista).

Já no caso do XMPP, o Gajim (versão 1.2.2 ou superior) e o Conversations
são para mim alguns dos melhores pois *caso o servidor da conta e da
sala suportem*, os clientes que falei podem resgatar mensagens enviadas
diretamente a ti enquanto estavas offline, na próxima vez que
conectares, ou as indiretas via sala na próxima vez que entrares nesta,
sujeito em ambos os casos ao limite de armazenamento dos respectivos
servidores envolvidos (cada servidor deixa isso bem especificado na
página de serviços deles). No que tange à conta, eu recomendo criar uma
no SUChat.org ([1], servidor espanhol), mas como o XMPP é implicitamente
federado, ao contrário do IRC, podes criar a conta em qualquer servidor
que queiras ou que tenha os recursos que queiras (uma lista de
recomendações aleatórias ou testes já feitos pode ser encontrada em [2],
lembrando que a maioria dos servidores XMPP são fornecidos de forma
voluntária). Criada a conta, ao adicionar no teu cliente XMPP, use os
seguintes parâmetros:

Servidor/instância (server/instance): exemplo.tld (substitua pelo
endereço do servidor)

Usuário/conta (user/account): fulano (nome de exemplo)

Recurso (resource): pc1-pidgin (qualquer nome usado para te ajudar a
identificar de quais clientes você se conecta, também visível aos demais
contatos, mas caso o teu cliente XMPP não pergunte, então ele geralmente
vai preencher isso aleatoriamente, apesar de poderes mudar isso depois
de adicionada a conta, para tanto o recurso deve ser curto e conter
letras sem acentos, e pode ter dígitos, ponto, traço, e underline)

Criar conta (create account): *desmarcar* se já criaste usando o site do
servidor escolhido.

Alguns clientes XMPP esperam que usuário e servidor sejam inseridos no
formato JID (uma espécie de endereço similar ao do e-mail), então podes
usar:

fulano@exemplo.tld (conforme exemplo acima)

Outros clientes suportam inclusive especificar o nome do recurso depois
de uma barra ao final da mesma linha acima, algo como:

fulano@exemplo.tld/pc1-pidgin (conforme exemplos acima)

Como se pode ver, não é necessário criar várias contas para entrar com
dispositivos diferentes, basta colocar a mesma conta e atribuir a cada
cliente um nome de recurso diferente (nos clientes modernos como o
Conversations no celular/tablet e o Gajim, isso é feito automaticamente,
mas podes querer customizar isso depois de adicionar a conta a eles).

Para entrar na sala XMPP, use os seguintes dados:

Servidor: salas.suchat.org

Sala: usuarios-gnu

Apelido: fulano (raramente perguntado pelo teu cliente depois da
primeira conexão com a sala, mas se isso ocorrer, use o mesmo nome para
todos os clientes, assim as mensagens privadas e menções serão tratadas
por todos eles de forma igual, não necessitando que os outros
participantes lembrem de enviar mensagem ou mencionar um ou outro de
teus clientes conforme saibam da disponibilidade destes)

Adicionados aos favoritos (bookmark): *marcar*

Entrar automaticamente: recomendo *marcar* mas podes deixar desmarcado
caso tenhas uma rotina de entrada, por exemplo, a cada 15 dias.

Depois de entrar na sala, me informe o JID da tua conta por um e-mail
*privado* (eu sou o administrador desta lista e também um dos
administradores da sala XMPP, para confirmar podes pegar meu e-mail na
página de informações desta lista, bem como confrontar ele com o da
página presente no link no rodapé desta mensagem, e através do mesmo
local confrontar o JID na lista de administradores/donos/proprietários
nas informações da sala XMPP, visíveis de forma mais completa ao usar o
Gajim).

Recapitulando, o JID esperado segue o seguinte formato, similar a um
endereço de e-mail:

fulano@exemplo.tld (conforme exemplos acima)

# Referências

[1]: https://suchat.org/ .