RES: RES: RES: [shell-script] renomear arquivos

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: RES: RES: [shell-script] renomear arquivos
Date: Wed, 25 Oct 2000 09:46:33 -0300

-----Mensagem original-----
De: # aurelio marinho jargas [mailto:address@hidden]
Enviada em: terça-feira, 24 de outubro de 2000 20:48
Para: address@hidden
Assunto: Re: RES: RES: [shell-script] renomear arquivos

@ 24/10, Julio Cezar Neves - DISB.O:

> Olá pessoal,
> o maior barato desta linguagem é a diversidade de soluções que podemos dar
> para cada problema.
>
> Ai vai mais uma que eu diria que está escrita de forma mais "classica".

é isso aí julio!
para complementar, uma dica de bash2, que tem matrizes e uns
conceitinhos legais que em determinadas situações, dispensam o
uso de cut e sed

O korn shell (ksh) tb faz tratamento de matrizes e vetores, além de
instruções típicas para manipulação de numéricos e declaração de tipos de
variáveis. No entanto evito usá-los, para manter a universalidade dos
scripts e por estas facilidades do ksh serem muito pouco difundidas.

Acho uma pena, que o bash2 não tenha tentado seguir tais padrões do ksh, de
forma a incrementar o uso de ambos, que seria uma conseqüência lógica da
padronização.

Se vc quizer, te mando em pvt um bacalho q desenvolvi, há + de 5 anos, para
testar estas implementações.

> #!/bin/sh
> cat $1 |
> while read Linha
> do
>     NovaLinha=
>     for Palavra in $Linha
>     do
>         NovaPalavra=`echo $Palavra|cut -c1|tr"[a-z]" "[A-Z]"``echo
> $Palavra|cut -c2-|tr "[A-Z]" "[a-z]"

essa linha e bash2 pode ser:

          NovaPalavra=`echo ${Palavra:0:1}|tr "[a-z]" "[A-Z]"``echo
  ${Palavra:1}|tr "[A-Z]" "[a-z]"

>         NovaLinha="$NovaLinha $NovaPalavra"
>     done
>     echo $NovaLinha | cut -c2- >> $1.novo

e essa:
      echo ${NovaLinha:1} >> $1.novo

pra quem manja de C e afiliados, é tipo a função substr() ou
coisa assim, onde

${var:0:1}

quer dizer, me dê o conteúdo de $var, caminhando 1 passo a partir
da posição 0

é o mesmo que cut -c1

se quisesse os 4 primeiros (cut -c1-4), fica

${var:0:4}

e por aí vai...

esses dias fiz meu primeiro programa usando as funcionalidades
novas do bash2 e devo dizer que parece outra linguagem! nenhum
sed ou cut foi utilizado e ele basicamente faz apenas manipulação
de texto. muito massa.

--
s·:(·>(·×^a]×http://www.verde666.org×^[:wq

Inscrição:     address@hidden