Re: [shell-script] ajuda...

From: Gustavo Jantsch
Subject: Re: [shell-script] ajuda...
Date: Tue, 23 Jan 2001 08:44:39 -0200

Olá Cristiano!

A linha abaixo usa uma sintaxe alternativa de

if [ "$(id -u)" = "0" ]; then

basicamente o que se faz aqui é verificar se a uid do usuário que está se
logando é zero, ou seja, o root está entrando...
No caso específico do /etc/profile do Slackware, o que ele faz é verificar
se o usuário que está entrando é root ou não, se sim, ele se certifica de
que '/usr/sbin,/usr/local/sbin,/sbin' façam parte do seu PATH.
O comando 'id' mostra os nomes e IDs de grupo e usuário, do usuário que
estiver executando o comando. No caso da opção '-u', retorna somente a uid
do usuário.