Re: [shell-script] criacao de usuarios com geracao de automatica senha

From: Diogo Florenzano Avelino
Subject: Re: [shell-script] criacao de usuarios com geracao de automatica senha
Date: Fri, 5 Oct 2001 23:37:40 -0300

Em 05/10/2001, address@hidden <address@hidden> escreveu:
e> Caros companheiros

e> Alguem possui um script que leia um arquivo texto, onde tenha um nome
e> de usuario por linha e crie este usuario no sistema, atribua uma
e> senha automaticamente para o mesmo e gere uma sainda com o nome do
e> usuario e a senha.
e> Se nao houver alguem poderia ajudar-me a desenvolver isto.

erley, eu fiz um script que me auxilia na hora de cadastrar usuarios.

Meu arquivo de usuarios:
# cat usuarios.txt
"Roberto Almeida" ralmeida
"Liliane Vianna" vianna
"Carlos Henrique" ch

Agora o script:
(OBS: apg (Automated Password Generator)
é  um  software  para  geracao  de senhas aleatorias, mostrando a em texto
claro  e a criptografa, voce pode gerar a criptografa em varios algoritmos
de  criptografia.  Gera a senha com quantos caracteres voce quiser, dentre
varios outros recursos.
Voce pode pega-lo em: http://www.adel.nursat.kz/apg/
http://www.adel.nursat.kz/apg/download/apg-1.2.13.tar.gz

OBS.:  Eu  fiz umas modificacoes agora e ainda nao testei. Deve ter alguns
bugzinhos, mas a ideia tá aí :)

# ------------/ adicionar.sh \----------------
#!/bin/bash

cat usuarios.txt | while read Linha;
do

1="echo $Linha | cut -f1 -d \" "
2="echo $Linha | cut -d \" -c20"

# Variaveis
UHOME="/home/$2"
UGROUP=usuarios
USHELL=/bin/false

# Gerando a senha
# apgresult gera as senhas criptografada e texto claro
apgresult=`/usr/local/bin/apg -S -n 1 -m 8 -x 8 -y`

# splain pega a senha em texto claro
splain=`echo $apgresult | cut -c1-8`

# splain pega a criptografada
scrypt=`echo $apgresult | cut -d ")" -f2 | cut -c2-14`

# Adicionar usuario
/usr/sbin/useradd -c "$1" -d $UHOME -g $UGROUP -s $USHELL -p "$scrypt" $2

conta="$2"
nome="$1"

# Mensagem da carta
MENSAGEM="<html>
  poe a mensagem de introducao.</font></p>
referentes a sua
  conta neste sistema estão descritos abaixo:<br>
  </strong></font>
  alterar acesso http://blablabla/cgi-bin/cypr.cgi

echo $MENSAGEM >> /usr/local/apache/htdocs/admin/users.htm
chmod 644 /usr/local/apache/htdocs/admin/users.htm

done

--
Diogo Florenzano Avelino (slyz)
address@hidden