Re: Conjugando wait e trap

From: eliphas_levy
Subject: Re: Conjugando wait e trap
Date: Fri, 21 Dec 2001 11:22:42 -0000

--- In shell-script@y..., "Julio Cezar Neves - DISB.O" <Julio.Neves@r...> w=
rote:> Passado o recreio vamos ao que interessa: o trap serve para monitorar=
 um> sinal passado pelo comando kill (se vc fizer um ctrl+c p.ex., é o mesmo=
 que> fazer um kill -2) então, vc teria que bolar uma forma de em um program=
a> master, vc passar determinados sinais (pelo comando kill) para os program=
as> filhos. Se vc quiser, te mando em PVT a seção referente ao cmd trap do m=
eu> livro.> > Porém, a forma que uso para fazer estes diaparos assíncronos é=
 por meio de> named pipes (ou FIFO), isto é vc cria um arquivo tipo named pi=
pe (com o cmd> mkfifo) e teu programa filho inicia com um comando read neste=
 arquivo e> ficará preso até que receba algo para ler. O programa master, no=
 momento> adequado, grava algo neste arquivo e então o outro se libera do re=
ad e> começa o processamento. Entendeu? Nem eu... :)Hmm %)$ mkfifo espere_aq=
ui$ l espere_aquiprw-rw-r--   1 eliphas  eliphas         0 Dec 21 09:09 espe=
re_aqui|$ cat espere_aqui &[1] 13914$$$ echo lala > espere_aquilala$[1]+  Do=
ne                    cat espere_aqui$WOW. Começo a pensar em alguns usos út=
eis pra isso :)> Rodolfo, amigão vc sabe que estou sempre à disposição em pv=
t. Se puder> ajudá-lo, não hesite (nem dê exit :º). [ ]s,Ei, discutam isso p=
or aqui, pppleeease ':)É interessante saber outras maneiras de lidar com pro=
cessamento paralelo! Atéhoje eu usava locks, tendo que usar while e sleep ou=
 o lockfile: script1:rmlock(){ rm mylock; }touch mylocktrap rmlock EXIT HUP =
ABRT KILL TERMscript2:while [ -f mylock ]; do sleep 1; doneoulockfile mylock=
-- Eliphas