Procurar por string dentro de arquivo

From: Pedro Henrique Ponchio
Subject: Procurar por string dentro de arquivo
Date: Wed, 20 Mar 2002 17:07:14 -0300

Caríssimos colegas, doutores do .sh,

Estou apanhando (pra variar) pra criar um script shell que aceite um parâmetro
qualquer e busque este parâmetro inserido pelo usuário dentro de páginas html
em diretórios diversos. Ou seja, quando o usuário rodar o comando, passando um
argumento que pode ser uma palavra, o script deverá procurar em todos os
arquivos e subdiretórios (dentro do diretório do usuário) por aquela string
específica.
O shell pode me ajudar nisso? Se sim, quais comandos deveria usar?

Muito obrigado,
Pedro