Re: [shell-script] Script p/ copiar e transformar faixas de cd's em MP3

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] Script p/ copiar e transformar faixas de cd's em MP3
Date: Sun, 31 Mar 2002 04:53:25 -0300 (BRT)

<conversa fiada>
Ola' lista! Depois de um bom tempo MUITO ocupado, voltei. Prometo ficar
um pouquinho menos ocupado agora e dar uma mao ':)
</conversa fiada>

Agora vamos comecar a diversao.

rodrigovianarj, @ 23/02/02 - 20:11:

>     Estava precisando de um script q copiasse as faixas de um cd e
> depois as convertesse p/ MP3 utilizando os programas Cdparanoia e
> Bladeenc respectivamente. Eu pensei no seguinte esquema :
>
>  1- O script perguntaria a quantidade de faixas do cd
>  2- Armazenaria essa informação numa variável ( total_faixas )
>  3- Utilizando um loop de 1 até total_faixas executaria o comando :
>       cdparanoia -v "numero_da_faixa"
>  4- Por meio de outro loop renomeasse os arquivos p/ faixa_01.cdda,
> faixa_02.cdda, faixa_03.cdda .... faixa_n.cdda.
> [...]

O comando FOR, ou WHILE, ou qualquer coisa que faca loop e' indicado ':)

Por coincidencia, eu acabei de fazer algo pra isso (comprei cd novooo
hehe) Mas uso o LAME como encoder. Da' pra adaptar pro bladeenc ou
melhor ainda, use o LAME. Tem muito mais opcoes.
http://www.eliphas.brturbo.com/ripcd.sh

Mas vamos la', pronto nao tem graca nenhuma.

Precisamos saber o numero de faixas. O cdparanoia diz isso, e' so' usar.

TRACKS=`cdparanoia -d /dev/hdb -Q | tac | sed -n 3 '{s/^ *//;s/\..*//;p;}'`

Hmm, ja' temos a quantidade de trilhas. Vamos fazer um loop usando o SEQ
e o FOR:

SEQ=`seq $TRACKS`
for TRACK in $SEQ; do
    cdparanoia -d /dev/hdb $TRACK tmpfile.wav
    lame tmpfile.wav track$TRACK.mp3
done
rm tmpfile.wav

Pronto, teu script se resume a isso!
Eu queria fazer algo mais xique, pegando informacoes como nome de
musica e autor no banco de dados CDDB e tal, mas nao achei como ler
o CD em shell... Ficou pra depois ':(

--
Eliphas

Anyone sending unsolicited bulk email (UBE, SPAM) to this address will
be charged a $25 handling fee plus a $5 network traffic fee per
started kilobyte. By extracting my address from this message or its
header, you agree to these terms.
Nevertheless, spammers trying to auto-extract addresses from this
message will definitely want to include address@hidden, address@hidden,
and address@hidden