RES: [shell-script] Verificagco se a rede esta ativa

From: Paulo Eduardo Santos - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Verificagco se a rede esta ativa
Date: Tue, 30 Jul 2002 10:09:51 -0300

-----Mensagem original-----
De: Copag [mailto:address@hidden]
Enviada em: terça-feira, 30 de julho de 2002 04:23
Para: address@hidden
Assunto: Re: [shell-script] Verificagco se a rede esta ativa
Olá Renato, obrigado.

Ficou assim:

[...]
 ping -c1 192.168.0.2 > /dev/null 2>&1
 if [ $? -eq 0 ];then
    mount linkin:/home/copag /mnt/copag && echo "Diretórios montados com
sucesso!"
 else
    echo "A outra máquina está desligada ou não responde. Tente
manualmente!"
 fi

Porém, não funcionou aqui. Se a máquina lá estiver ligada, ele monta
direitinho, porém, se ela estiver desligada, o sistema aqui fica travado.
Testei manualmente comando por comando e percebi que o problema é no ping.
Quando utilizo o ping, e a máquina está desligada, ele simplesmente congela,
e só volta quando eu aperto Ctrl + C. Existe uma forma de que o ping, ao
encontrar um erro, aborte automaticamente?

Alguma outra idéia?

-Tente um "timeout" no ping com a opção -w(tempo em segundos).

Ah, só mais uma coisa: se eu quiser colocar alguma coisa parecida com
"pause", sei lá, que após o fim do script ele fique, por exemplo, 5 segundos
esperando (pelo menos até dar tempo de eu ler tudo que está na tela), o que
eu devo adicionar ao script?

-sleep (tempo em segundos)

Paulo Eduardo