Mais uma substituicao

From: alexander
Subject: Mais uma substituicao
Date: Mon, 2 Sep 2002 18:53:06 -0300

Sei que estou sendo chato, mas... ainda não me acostumei direito à
programação bash...

Tudo bem, eu consegui fazer as substituições dentro dos arquivos... mas...

Como é que eu faço, para depois de substituídos os conteúdos, alterar usando
o mesmo padrão o nome dos arquivos.

Por exemplo:

Alterei tudo o que era entremus para matmus de dentro do arquivo
ativarentremus.

Mas como é que eu altero também o nome do arquivo ativarentremus para
ativarmatmus.

Quero dizer, não somente este arquivo, mas alterar todo os nomes de arquivos
do diretório usando o padrão /entremus/matmus/   ?

Pensei que fosse fácil depois de conseguir alterar o conteúdo, mas não estou
conseguindo entender como faço para alterar o nome. Toda vez que tento ou
recebo uma mensagem de erro ou altero o conteúdo novamente.

Agradeço qualquer ajuda e peço desculpas pela encheção.
Só estou enviando mais esta mensagem porque já estou há mais de uma hora
tentando a alteração dos nomes dos arquivos.

Procurei na internet alguns manuais de bash e nenhum foi muito claro.

[]'s
Alexander