Atribuindo valor a uma variável

From: alexander
Subject: Atribuindo valor a uma variável
Date: Mon, 2 Sep 2002 20:46:57 -0300

Olá!

Não consegui renomear meus arquivos usando um loop for.

Parece que o meu problema é na hora de tentar atribuir o resultado de um
comando a uma variável.

Tenho três arquivos: ativarentremus, desativarentremus e consultarentremus

O script abaixo me exibe o nome alterado para ativarmatmus, etc:

for file in *
do
echo $file | sed s/entremus/matmus/g
done

Aí eu tentei fazer o seguinte:

for file in *
    do
        novonome = echo $file | sed s/entremus/matmus/g
        mv $file $novonome
    done

Imaginei que isso funcionaria sem maiores problemas, mas não funciona.

Não consigo atribuir à variável novonome o resultado do comando echo...

Tentei colocar entre aspas, algo como:

novonome = "echo $file | sed s/entremus/matmus/g"

Também não deu certo, as resposta que recebo é algo como:

echo ativarentremus | sed s/entremus/matmus/g

O script lê o valor da variável mas não executa o sed.

Tentei separar os comandos: "echo $file" | sed s/entremus/matmus/g

Também não deu certo.

Enfim... existe alguma forma direta de eu atribuir à variável novonome o
resultado do comando echo $file | sed s/entremus/matmus/g

Estou escrevendo o sed errado?

Me parece algo simples pegar o resultado do sed para usar como um novo nome
de arquivo, mas não está dando.

Que conceito eu estou ignorando?

Sei que estou sendo meio mala... mas só falta isso para eu conseguir
facilitar meu trabalho na edição de uns duzentos(!) arquivos.

Abraços!
Alexander