RES: [shell-script] Controle de arquivos apagados

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Controle de arquivos apagados
Date: Mon, 14 Oct 2002 12:00:57 -0300

Taí o que vc pediu.

Prompt> cat rm.sh
#
#  Salvando Copia de Arquivo Antes de Remove-lo
#

if  [ $# -eq 0 ]
then
    echo "Erro -> Uso: $0 arq [arq] ... [arq]"
    echo "        O uso de metacaracteres eh permitido. Ex. $0 arq*"
    exit 1
fi

MeuDir="/tmp/$LOGNAME"
if  [ ! -d $MeuDir ]
then
    mkdir $MeuDir
fi

if  [ ! -w $MeuDir ]
then
    echo Impossivel salvar arquivos em $MeuDir. Mude permissao e tente
novamente...
    exit 2
fi

Erro=0
for Arq
    if  [ ! -f $Arq ]
    then
        echo $Arq nao existe.
        Erro=3
        continue
    fi

    DirOrig=`dirname $Arq`
    if  [ ! -w $DirOrig ]
    then
        echo Sem permissao de remover no diretorio de $Arq
        Erro=4
        continue
    fi

    if  [ "$DirOrig" = "$MeuDir" ]
    then
        echo $Arq ficara sem copia de seguranca
        rm -i $Arq
        [ -f $Arq ] || echo $Arq removido
        continue
    fi

    cd $DirOrig
    pwd >> $Arq
    mv $Arq $MeuDir
    echo $Arq removido
    cd -
done
exit $Erro

Repare que ao final do prog., antes de fazer o mv eu incluo o diretório de
original do arquivo, para permitir que ele seja recuperado automaticamente
pelo undelete.sh, cujo código vem a seguir:

Prompt> cat undelete.sh
#!/bin/ksh
#
# Restaura arquivos deletados via rm.sh
#

if [ $# -eq 0 ]
then
    echo "Uso: $0 <Nome do Arquivo a Ser Restaurado>"
    exit 1
fi

Dir=`tail -1 /tmp/$LOGNAME/$1`
grep -v $Dir /tmp/$LOGNAME/$1 > $Dir/$1