Trabalhando com vetores e combinações em shell script

From: Rodolfo Villanova
Subject: Trabalhando com vetores e combinações em shell script
Date: Fri, 23 May 2003 18:54:57 -0300

Amigos,

Procurei entre as mensagens antigas da lista e não encontrei testes de
manipulação de vetores que se adaptassem para execução em Korn Shell.

Queria algo do tipo que sei funcionar em bash:

> declare -a alfabeto[]=(A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z)
> echo ${alfabeto[2]}

Já queimei minha cota de fosfato em algumas alternativas de solução do seguinte
desafio:

Guardo num arquivo chaves de pesquisa com o seguinte formato:

AA99, onde :

        AA = combinação das letras do alfabeto, de AA até ZZ;
        99 = combinação dos numerais, de 01 até 99.

Meu script vai pegar a última chave inserida na última linha desse arquivo e
incrementar o valor para obter a próxima chave a ser criada, que será inserida
no final desse mesmo arquivo.

Alguém conhece uma alternativa simples, o "Ovo de Colombo"?
Sei que seria mais fácil realizar isso utilizando outras linguagens, mas
preciso fazê-lo em script Korn Shell.
Também não vale mudar essa chave-identificadora para que seja somente numérica.
Awk ou Sed me ajudariam de alguma forma?

Grato pela atenção,

Rodolfo Villanova