Re: [shell-script] script para validar dados de formularios

From: Gustavo Jantsch
Subject: Re: [shell-script] script para validar dados de formularios
Date: Wed, 25 Jun 2003 14:42:51 -0300

Marcelo, veja bem, você tem um formulário que usara POST dentro de uma pagina
ASP ou que quer que seja que voce quer validar. Este formulario tem que ter uma
linha do tipo:

<form method="post" action="/cgi-bin/meu_script_de_validacao.sh">

Isso é o minimo para garantir que seu formulario chegue até o seu script.

dentro do diretorio /onde/estiver/o/apache/httpd/cgi-bin/
voce tem que ter um script shell (se for essa a sua opção de linguagem) que se
chamara 'meu_script_de_validacao.sh'

Esse script recebera os dados do formulario html via stdin, então para ler os
dados use:

VAR=$(sed -n '1p')

ai voce tera um stringão com todos os campos do seu formulário e é só trata-los.

Naquela página que eu havia passado pra você anteriormente
http://www.lcp.coppe.ufrj.br/~thobias/scr/cgi_shell.html#toc7
explica muito bem e detalhadamente isso.

Tire um tempo pra estudar que vale a pena, não é tão dificil assim.

Quando a sua dúvida for mais específica sobre shell script volte a lista.

[]s,
Gustavo.