Re: [shell-script] sed ou awk

From: Gustavo Adolfo Kellermann
Subject: Re: [shell-script] sed ou awk
Date: Tue, 8 Jul 2003 20:03:56 -0300

Se vc sabe qual a posicao de cada palavra, dah para utilizar as solucoes
propostas.

Se vc precisa utilizar uma palavra de cada vez, nao importa quantas tenha
na linha, e automaticamente pular para a linha seguinte, pode fazer algo
assim:

sed 's/,/\n/g' arquivo | while read palavra ; do
        # aqui vc pode colocar qq comando com a palavra
done

Ou assim:

awk -F, '{for (i = 1; i <= NF; i++) { system("<comando> $i");}}' arquivo

se vc quiser passar a lista de palavras para um comando, e sabe que ela
não vai estourar o limite de argumentos do shell, poderia utilizar:

LISTA=`sed 's/,/ /g
s/\n/ /g' arquivo`
<comando> $LISTA

ou ainda

sed 's/,/\n/g' arquivo | xargs <comando>

Acho que as vezes eh mais facil quando eh dito o contexto da pergunta :-)

Gustavo Adolfo Kellermann
address@hidden
Terra Networks Brasil S.A.