Re: RES: [shell-script] Número randômico

From: chaplin40
Subject: Re: RES: [shell-script] Número randômico
Date: Tue, 05 Aug 2003 21:25:24 -0000

Acho que limpar não é uma boa solução, apesar de até servir como
quebra-galho.
Digo isso porque o intervalo de geração de números aleatórios do
RANDOM é maior do que o intervalo [0,99] citado aqui. Quando você
limpa, você desvirtua o RANDOM e não pode mais garantir a mesma
aleatoriedade que ele promete. Não sei se foi possível entender, mas
usando uma analogia, seria algo como colocar mais água no leite para
aumentar o volume. O volume aumenta só que a qualidade do leite cai
bastante. O mesmo vale para o RANDOM.
O certo seria gerar mesmo um número dentro do intervalo desejado.

--- Em address@hidden, "Alexsander Antunes Rodrigues"
<Alexsander.Rodrigues@a...> escreveu
> Eu não tenho um binário pra gerar então uso a varíavel $RANDOM que
gera nnnnn. Entaum uso o sed pra limpar.
> Não sei c é a melhor maneira, mas funciona:
> echo $RANDOM |sed 's/...//g'
>
> Tu fica com números de 0 99

segunda-feira, 4 de agosto de 2003 09:53
> Para: address@hidden
> Assunto: [shell-script] Número randômico
>

>     Oi gente,
>
> Como faço para gerar um número randômico entre 0 e 100 por exemplo
>
> --
>  | Guilherme Aguiar de Oliveira Junior |
>  | http://www.guilhermejr.eti.br       |
>  | 55 71 9949-7712                   |

> Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de programação,
como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado
sem prévio aviso.
http://www.listasdiscussao.cjb.net

http://br.yahoo.com/info/utos.html