Re: RES: [shell-script] Desligar Servidor

From: César A . K . Grossmann
Subject: Re: RES: [shell-script] Desligar Servidor
Date: Mon, 15 Sep 2003 16:39:34 -0000

--- Em address@hidden, "Rodolfo Villanova - TmS
Brasil" <rodolfo.villanova@t...> escreveu
> Euclides,
>
> Como usuário root, edite o arquivo /etc/passwd, troque o "id" do
usuário que
> vou chamar de "user1" para 0 (zero). Assim, ele vai ter o mesmo id do
> usuário root (considerando que normalmente é o único user que tem
poder de
> execução do comando shutdown).

Eu não vejo com bons olhos esta idéia de mudar o UserID para 0. Você
vai ter um usuário equivalente a root, se alguém não conseguir
craquear a senha de root, o passo seguinte seria tentar craquear a
senha de algum usuário com equivalência de root.

Acho que o melhor é dar permissão para o usuário executar o shutdown
ou o halt, e isto pode ser feito de várias formas, uma delas é incluir
o usuário em um grupo que tenha permissão para fazer shutdown e tirar
as permissões para o resto. Outra que eu acho melhor é usar o sudo.

[]s
--
César A. K. Grossmann
http://www.LinuxByGrossmann.cjb.net/