Re: [shell-script] Coment�rio...

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] Comentário...
Date: Tue, 16 Sep 2003 16:03:54 -0300 (ART)

oi matheus,

 --- Matheus Miguel Soares <address@hidden> escreveu:
> Como faço inserir comentário em mais de uma linha do meu
> script, sem ter que por "#" em cada linha comentada???

como o rodolfo já disse, não há blocos de comentários em
shell, apenas linhas de comentário.

mas...

se a palavra XUNXO não lhe causa pânico, tem algumas
alternativas (que também servem para outras linguagens)
para simular comentários:

C="
aqui estao meus comentários.
protegidos por uma variável
que nao serve pra nada
"

da mesma forma dá pra usar o '<<EOC'

se você quiser comentar linhas de código, as possibilidades
aumentam:

IF que nunca é executado
------------------------

if ! : ; then

   teus comandos comentados

fi

pra descomentar basta tirar a exclamação.

função não chamada
------------------

foo(){
  teus comandos comentados
}
# foo

basta descomentar a linha da chamada da função para
ativá-la. caso contrário, nunca será executada.

ah, chega, deve ter outras ainda mas agora deu
preguiça nos neurônios :)

falouzz.

=====
--
Aurelio Marinho Jargas - Floripa
Pagina do txt2tags em portugues http://txt2tags.sf.net/pt

Desafio AntiZona: participe do jogo de perguntas e respostas que vai
dar um Renault Clio, computadores, câmeras digitais, videogames e muito
mais! www.cade.com.br/antizona