Re: [shell-script] Re: export alias

From: moysespr
Subject: Re: [shell-script] Re: export alias
Date: Tue, 23 Sep 2003 22:37:01 -0700 (PDT)

alias apenas dentro de script??
De qualquer forma acho que é isto o que você quer:

alias # lista os alias registrados

alias u='echo nada' # cria/altera o alias "u"
u   <= acionado o alias
nada   <= resultado

unalias u # elimina o alias "u"
u  <= chamando novamente o alias
bash: u: command not found   <= resultado

Como pode ver, esta resposta é para o bash. Não sei se isto
funcionaria direito em ambiente não interativo.

Para um script, será que não é uma função (ou até uma variável) o que
você quer, tipo assim:
#!/bin/bash
u(){ echo nada;}
echo '--- pedido pelo usuario'
read -p 'Qual operacao? So tem u :))) ' x
$x

Bem, se não ajudei, espero pelo menos, não ter atrapalhado muito.