Leitura Sequencial de arquivo com 5 colunas

From: Ana Amelia
Subject: Leitura Sequencial de arquivo com 5 colunas
Date: Fri, 03 Oct 2003 19:18:57 -0000

Caros colegas da Lista,

  Estou aprendendo shell script sozinha pois foi necessário para
implementação do sistema na qual faço parte utilizar esta linguagem,
portanto estou um pouco crua, não sei quase, tenho paciência comigo,
conto com vocês !

  Bem, a minha dúvida é a seguinte : Tenho um arquivo texto onde nele
eu guardo instâncias de banco que usarei posteriormente em outros
programas para conexão. Chamo este arquivo de alias.txt.

  O problema é que quanto tento dar conecte com o alias (que está na
coluna 1 do arquivo) ele conecta 5 vezes, uma vez para cada coluna.
Como posso fazer para abrir o arquivo, ler linha a linha e guardar o
valor de cada coluna em uma variável mas apenas executar um connect
por linha ?

   O código está abaixo caso eu não tenho sido muito clara...

linha=`head -1 alias.txt | tail -1`
for linha in $(cat alias.txt)
do
alias=`cat alias.txt | awk '{print $1}'`
echo "$alias"
#-- Conecta no BD
$ORACLE_HOME/bin/sqlplus teste/teste@$alias << __EOF__
set serveroutput on
set heading off
set echo off
set feed off
@PR_CARGA_ALIAS_BD.SQL
exit
__EOF__
done

Agradeço desde já e espero que alguém possa me ajudar,

Ana.