Re: Scripts em paralelo...

From: César A . K . Grossmann
Subject: Re: Scripts em paralelo...
Date: Thu, 09 Oct 2003 17:46:09 -0000

--- Em address@hidden, "Fernando Lemes da Silva"
<ferlemes@y...> escreveu

>    Pessoal, estou querendo fazer dois scripts rodar em paralelo, mas
o loop
> de um depende da saida do outro. A ideia que tive é do primeiro gerar a
> saida em um arquivo e o segundo leria o arquivo e faria o resto. Se o
> segundo terminar o serviço e o primeiro não tiver acabado ele deveria
> esperar um pouco e tentar ler novamente os dados.

Assim?

script1 | script2

>    O que eu ainda não descobri como fazer é : Como ler a primeira
linha do
> arquivo jogando ela pra saida padrão e ao mesmo tempo removendo esta
linha
> do arquivo ? Tem algo pronto que resolva esse problema ou eu teria
que fazer
> na mão ?

Você conhece fifos? É isto que eu sugiro:

1. Crie um fifo:

$ mkfifo /tmp/meu-fifo

2. Rode o primeiro programa, direcionando a saída para o fifo:

$ script1 > /tmp/meu-fifo &

3. Rode o segundo programa, pegando a entrada do fifo:

$ script2 < /tmp/meu-fifo &

Os dois vão estar em "paralelo", script2 vai ler linha a linha a saída
produzida por script1.

>    Outra duvida é quando a trava de uso dos arquivos... o que
aconteceria se
> eu tentasse adicionar uma linha ao final do arquivo enquanto outro
programa
> le este arquivo ?

O que acontece com o comando tail, se você faz um "tail -f
/tmp/arquivo" quando você executa um "cat /etc/passwd >> /tmp/arquivo"?

Experimente e descubra...

[]s
--
César A. K. Grossmann