RES: [shell-script] Uso do comando TOP

From: Rodolfo Villanova - TmS Brasil
Subject: RES: [shell-script] Uso do comando TOP
Date: Wed, 15 Oct 2003 18:37:31 -0300

André,

Essa linha serve pra esvaziar o arquivo de log, disponibilizando espaço
livre (i-nodes) no disco.

Isso é muito utilizado para ampliação de espaço livre em casos de arquivos
de log cujos dados de entrada (traces de execução ou erros) tem origem em
processos que ficam permanentemente ativos na memória.

Se o arquivo de log for simplesmente removido (rm arq.log) enquanto o
processo ao qual está vinculado estiver ativo, o espaço ocupado por ele
somente será liberado quando o processo morrer.

Não sei se o mesmo se aplica em ambiente Linux, mas em ambientes unix SunOs
e True64 existe um comando chamado "fuser", que verifica se existe algum
identificador de processo vinculado ao arquivo examinado.

Há poucas semanas atrás montei um script que faz justamente isso: quando uma
partição atinge uma pré-definida taxa de ocupação, ele pesquisa todos os
arquivos de logs da mesma: os que possuem tamanho acima de um determinado
limite, são esvaziados.

[]'s
Rodolfo Villanova