Re: [shell-script] Novato em Linux (help)

From: moysespr
Subject: Re: [shell-script] Novato em Linux (help)
Date: Sat, 29 Nov 2003 06:40:26 -0800 (PST)

A resposta à 1.a só pode ser não! Eu nem sei o que é msm e não tenho tido
muitos problemas com scripts. O mundo shell-script é maravilhoso. Se você
quebrar a natural barreira do conhecimento inicial e conseguir começar a fazer
coisas úteis, é uma "cachaça", não vai mais conseguir largar. :)

Não, você cria seus scripts em qualquer editor de texto de sua preferência, mas
tem de ser texto puro.  Muitos editores inserem nome de fonte, cor , tamanho,
etc.; isso não é tolerado para esta finalidade. Do passado, quando eu ainda
usava o KDE, lebro do KEdit. O Gnome deve ter o seu. Com certeza deve haver uma
infinidade de opções. Acho que o melhor é você usar um único editor para tudo,
mas lembre, para os scripts ou programas, ele tem de ter a possibilidade de
salvar em "plain text". Eu uso o "nano" (equivalente ao "pico"). Gostaria de
usar o vi mas ainda não criei coragem de partir para o aprendizado; veja como
pode ser importante a escolha inicial! Muitos defenderão o Emacs. Espero que
muitos outros opinem; inclusive eu tirarei proveito. Agora um detalhe que eu
não abro mão, um editor tem de funcionar e ter exatamente o mesmo comportamento
em ambiente gráfico e caracter (console).

Para rodar os scripts você não precisa estar em ambiente shell, principalmente
se a primeira linha for #!/bin/sh . Sempre que eu falar, fica subentendido,
sh=bash, minha única experiência em interpretadores de comando, ou shell se
preferir. Agora, é bom estar em ambiente shell, principalemtne no
desenvolvimento, para com a interatividade resolver problemas mais facilmente,
aplicando sinais de entrada, vendo as saídas e, principalmente a mostra de
mensagens de erro.

Você salva o script como quiser, mas neste mundo "unix style" você tem de ter
direitos nesse local a salvar. Depois estando com um xterm aberto ou no console
(ambiente caracter) você escreve:

. path/seu_script  # e pronto, ele será executado em seu ambiente
ou

path/seu_script  # e ele será executado em um shell só dele, mas para tanto ele
terá de ser executável, o que é feito com "chmod +x path/seu_script" na linha
de comando.

Nunca atue como root, só se for absolutamente necessário.

Alguns links. Acho que essa é a ordem mais adequada para iniciar:
http://aurelio.net/shell/
http://www.shelldorado.com/
http://tldp.org/LDP/abs/html/

Poxa, batuquei demais neste teclado. Como você é iniciante acho que apreciou.
Caso eu tenha cometido erros, ou sido tendencioso, espero que outros façam as
correções.