Re: [shell-script] conteudo da linha em execução

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] conteudo da linha em execução
Date: Sat, 29 Nov 2003 17:35:09 -0200 (BRST)

On Sat, 29 Nov 2003 7:51am  -0800, moysespr wrote:

> Tenho uma função "F".
> Em uma certa linha de um script tenho:
> F $LINENO&&inet(){ #testa link internet;retorno t ping em ms
>
> Estou passando o número da linha $LINENO (buit-in) no ponto de chamada de F.

        Se não estou enganado, a bash até a versão 2.05a estava fazendo o
contador LINENO ser relativo às funções. Agora não é mais, mas parece que
as especificações atuais dizem que deveria ser também relativo aos locais
das função, mas lembro que só a bash estava assim.

> Já li que toda a linha é carregada pelo bash até o fim (0x0A) antes do incíco
> da execução, independente do número de ";" na linha. Portanto está em memória.

        Já tentou habilitar histórico e ler a linha especificada? Ou então
não poderia pegar a linha com um "sed $lp $0"? Depois de pegar ela, fazer
substituições e eval, ou outras coisas. É mais ou menos isto?

> Alguém sabe se o conteúdo dessa linha em execução pode ser acessível ao script
> e como?

        Resultado, comando e novamente o resultado de x='echo fuu bar':
        $ eval $x [$x] *$x
        fuu bar [echo fuu bar] fuu bar

--
Felipe Kellermann