Re: Res: [shell-script] Interpretador de Comandos.

From: moysespr
Subject: Re: Res: [shell-script] Interpretador de Comandos.
Date: Sun, 28 Dec 2003 07:38:59 -0800 (PST)

Acrescento que é possível evitar de comandos sensíveis entrarem no histórico.
Só que tem de lembrar de iniciar a linha de comando com espaço. Meu sistema,
com bash, está "setado" dessa forma.

Ambiente:
HISTCONTROL=ignoreboth # <== aqui a colocação dessa condição
HISTFILE=/home/userX/.bash_history
HISTFILESIZE=500
HISTSIZE=500

Do baú:

Bash History

HISTSIZE - Tamanho (em número de comandos) do histórico

HISTFILE - Arquivo em que serão salvos os comandos (normalmente
~/.bash_history).

HISTFILESIZE - Tamanho máximo (em linhas) do arquivo selecionado acima. Se

um valor for especificado, o arquivo será truncado para conter apenas o número

especificado de linhas. Outra variável interessante é:

 HISTCONTROL - Pode ter um dentre três valores: "ignorespace", "ignoredups"

ou "ignoreboth". Se se usar o primeiro, comandos começando com espaço não vão

para o histórico. Com o segundo (e isso é particularmente interessante), se um

comando é executado mais de uma vez em seguida, só uma ocorrência vai para o

histórico. O terceiro implementa ambas as funcionalidades.