Re: [shell-script] Speedy

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Speedy
Date: Mon, 1 Mar 2004 20:35:27 -0300 (BRT)

On Mon, 1 Mar 2004 7:26pm  -0000, wbidin wrote:

> Senhores,
>
>      Sou usuário do grupo a algum tempo, mas nunca postei nenhuma
> mensagem, já que no item shel-script sou só um curioso tentando
> aprender.
>      Eu tenho em casa um Slack 9.1 com Speedy Home, e utilizo o rp-
> pppoe para me conectar, e para isto um script chamado adsl-start.
>      Como eu faço(ou se alguem souber de um modelo que eu possa
> utilizar) um script para verificar se minha conexão está ativa e caso
> não esteja, chamar o adsl-start novamente.
>
> PS: Fui muito chato????

Já foi respondido algumas vezes na lista. Faz uma lista de endereços que
tu poderia testar para ter certeza que tu tem como chegar até os lugares
que tu precisa. Há inúmeras maneiras se isto ser feito, é só bolar uma:

$ cat verif.sh
#!/bin/sh

# lista de alvos para testes; sai assim que algum responder
lista="12.0.1.1 10.0.0.1 10.0.2.3 $1"

# execute caso não tenha acesso a *nenhum* alvo
pexec="echo sem acesso"

for i in $lista;
        do ping -q -c 1 $i > /dev/null && break;
done || $pexec

--
Felipe Kellermann