Re: [shell-script] Re:_Script_para_Criar_Usu�rios

From: opa
Subject: Re: [shell-script] Re:_Script_para_Criar_Usuários
Date: Tue, 30 Mar 2004 14:37:55 -0300 hrN

Sugiro você ampliar técnicas já sugeridas e, como os grupos podem ser
vários, a partir do terceiro (inclusive) todos os outros componentes poderiam
ser grupos, assim você pode colocar cada usuário em quantos deles quiser.

Mas é bom planejar um pouco, pois se você desejar no futuro individualizar
shell, home, foto, telefone, etc., não ter de alterar nada do que já foi
feito é muito bom.

Com relação a grupos, já pensou em editar diretamente o /etc/passwd ? Acho
que o único inconveniente seria ter de atuar em mais de um arquivo.

Agora, se você não quer nunca ter de esquentar com essas coisas, ter um
script que você chama com "atlzuser" e "atlzuser fulano" e ele faz tudo,
inclusive elima um usuário, após confirmação, caso ele não esteja no seu
users.txt, é muito prático.

Como faço coisas desse tipo exporadicamente, atuo direto nos arquivos do
sistema, assim não tenho nada prático para te passar. Boa sorte!