RES: [shell-script] Script em background..

From: Rodolfo Villanova
Subject: RES: [shell-script] Script em background..
Date: Wed, 16 Jun 2004 11:14:14 -0300

Olá, Fernando.

O que vou sugerir é uma pequena síntese da vivência, no dia-a-dia,
programando e executando scripts em Korn Shell. Não sei se entendi
plenamente qual o objetivo procurado, mas vou deixar aqui minha
contribuição.

A execução de scripts em background pode ser realizada de duas formas:

1. Disparo através de linha de comando:

$ nohup script.ksh > relatorio.txt 2> log &

onde:
      nohup = o script continuará rodando mesmo que haja logout da seção
      script.ksh = o script propriamente dito
      > relatorio.txt = armazena resultados e mensagens "echoados", se
necessário
      2> log = armazena as mensagens de erro de execução
      & = background

2. Disparo através da cron, em que o script deverá armazenar no PATH os
diretórios cujos arquivos serão referenciados no corpo do script. Segue uma
linha de exemplo que seria incluído na crontab:

0 8 * * * /usr/usuario/home/script.ksh > relatorio.txt 2> log

Dentro de um script podem ser disparados infinitamente (em tese) processos
em paralelo, cujas chamadas seriam precedidas do 'nohup' e seguidas do
símbolo '&'; dessa forma, o processo do script chamador pode encerrar sua
execução, enquanto os processos-filhos, em background, continuam executando
suas tarefas até seu encerramento normal (se houver). O comando 'nohup' aqui
serve para que, mesmo com a morte do processo-pai, os processos-filhos não
morram junto com ele.

Corrijam-me se estiver equivocado, mas espero ter contribuído para reflexão
e geração de novas idéias.

Um abraço,
Rodolfo D. Gross Villanova

Links do Yahoo! Grupos