Re: RES: [shell-script] Quebrar strings

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: RES: [shell-script] Quebrar strings
Date: Fri, 18 Jun 2004 17:22:56 -0300 (ART)

oi gilberto,

--- Gilberto Martins <address@hidden> escreveu:

> Como contar quantas vezes um dado caracter ocorre em uma strin?
> var="casa;bola;mundo;bela;boca;teste"
> Qual função me daria a quantidade de ";" nesta string ?

ou você usa a manha do IFS já citada pelo fernando, ou
apagar o lixo, deixando apenas os caracteres, e os conta.
o fernando também já mostrou como fazer isso usando o sed
e o wc, mas dá pra fazer só com os builtins do shell também:

$ var="casa;bola;mundo;bela;boca;teste"

$ num=${var//[^;]/}        # apaga tudo o que nao for ;

$ echo $num
;;;;;

$ echo ${#num}             # pega o tamanho da variável
5

ou um meio termo em um linha, com o wc

$ echo -n ${var//[^;]/} | wc -c
      5

falou!

=====
--
Aurelio Marinho Jargas, Curitiba, Conectiva
A odisseia verde no FISL http://aurelio.net/curso/fisl

Yahoo! Mail - agora com 100MB de espaço, anti-spam e antivírus grátis!
http://br.info.mail.yahoo.com/