como iniciar um script

From: André Zavan
Subject: como iniciar um script
Date: Fri, 25 Jun 2004 12:27:05 -0300

nunca fiz nenhum script em linux, estou iniciando neste sistema operacional,
tenho visto algumas dicas de scripts e que eles devem comecar com # !/bin/bash.

quando vamos fazer um "script" em dos digitamos:

copy con nomedoarquivo.bat (so pra mostrar a hora)
time
ctrl + z (grava o arquivo)

ja no linux quando digito # !/bin/bash me da uma msg de event not found

como se inicia um script detalhamente.? é necessario gravar o nome do arquivo
tb?

uso Red Hat 9

obrigado