bloqueando login

From: Elias Andrade - Suporte técnico - Litoral On Line
Subject: bloqueando login
Date: Tue, 24 Aug 2004 09:51:39 -0300

        pessoal,
        estou tentando implementar algo que bloqueie um login temporariamente.
usando um '#' ou qualquer caracter no inicio do login ja bloqueia, e
entao cheguei a seguinte conclusao 'gambiarra':
        bloqueando o usuario 'dell':

cp /etc/passwd /mnt/bkp
cat /etc/passwd|sed s/dell/#dell/ > /tmp/passwd.novo
mv /tmp/passwd.novo /etc/passwd

        alguem ja fez algo do tipo? a solucao acima eh meio perigosa, nao?
(perigosa no sentido de, por exemplo, eu ter um usuario chamado
'dellfin' e esse cara acabar sendo bloqueado tb!).
        alguma ideia?

        valeu, desde ja agradeco!

--
[ ]'s
Elias de Souza Andrade - Analista de Suporte - Litoral On Line