Configurar servidor SMTP

From: Rodrigo Vilaça
Subject: Configurar servidor SMTP
Date: Wed, 1 Dec 2004 13:12:29 -0300

Oi a todos,

Tenho um script que me informa por email quando o IP da conexão com a
internet muda. O problema é que de uns tempo para cá o script não consegue
mais enviar o email. Eu uso no script o código abaixo para enviar email,
quer dizer, utilizo o telnet para enviar email. Agora todos os provedores
que tento estão bloqueando este tipo de acesso pelo telnet.

(sleep $tempo
echo HELO \<$email_origem\>
sleep $tempo
echo MAIL FROM: \<$email_origem\>
sleep $tempo
echo RCPT TO: \<$email_destino\>
sleep $tempo
echo DATA
sleep $tempo
cat $mensagem
sleep $tempo
echo .
sleep $tempo
echo quit) | telnet $maquina $porta

Eu queria mudar para enviar pelo mail ou mailx ou qualquer outro. Eu sei o
comando:
echo "Mudou o IP para $IP" | mailx -r address@hidden -s "Mudança de IP"
address@hidden

A questão é que este comando não envia, já que no computador, que é o
servidor, não está configurado o servidor SMTP.
Qual a maneira mais fácil e rápida para configurar o servidor SMTP para que
o comando acima funcione e eu possa mudar o meu script ?

[]'s
Rodrigo Vilaça
---