Re: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?

From: Gentil de Bortoli Júnior
Subject: Re: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?
Date: Thu, 3 Feb 2005 23:37:10 -0200

Júlio, deixe-me explicar melhor.

Antes de mais nada, quero dizer que em momento algum tive a intenção
de insinuar que soluções desenvolvidas em Perl devem ser aceitas nessa lista.

A bem da verdade, isso está muito longe do real objetivo do meu primeiro
e-mail, que é entender o que de fato caracteriza um Shell Script.

No apêndice, você diz que relutou quanto à inclusão do AWK em seu livro,
justamente por esse (o AWK) tratar-se de uma linguagem.

Em seguida, uma vez que o AWK é muito utilizado, possui uma boa integração e
interação com o Shell, além de algumas vezes ser a melhor ferramenta para
resolver determinados problemas (o que não é merito somente dele),
justificou essa inclusão.

Nesse ponto reside o início de mais uma dúvida.
Porque o AWK estaria mais integrado ao Shell do que o Perl, por exemplo?
Entenda que estou usando o Perl apenas como objeto de apoio à minha dúvida.
Esse objeto poderia ser outra linguagem qualquer com tais características.

Quanto ao sed, eu não o citei inicialmente porque, em minha opinião, ele não
pode ser considerado como uma linguagem. Encaro o sed como outro "simples"
comando qualquer. Claro que com um poder do fogo muito acima da média
mas, ainda assim, não merecedor de um título de "linguagem".

Sobre nossa lista, concordo que é excelente e, assim como você, não
participo de outra comunidade tão boa. Mas lembro, mais uma vez, que o _foco_
do
meu e-mail não é mudar o que esta lista é. Mas sim entender melhor o assunto
sobre o qual ela trata.

[]s
Gentil.

Citando Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ <address@hidden>:

> Gentil,
> antes de começar a participar da lista, já havia escrito um livro sobre
> programação em shell e nele existe um apêndice sobre o awk. Copiarei abaixo
> o primeiro parágrafo deste anexo para vc entender o que penso:
>
> "<titulo>
> Apêndice 1
> awk
> Comando ou Linguagem?
> </titulo>
> Vocês decidirão ao longo deste apêndice se o awk é um comando ou uma
> linguagem de programação. Alguns o chamam de instrução, talvez devido à sua
> [...]

Mensagem Enviada utilizando o Onda Mail.
http://www.onda.com.br
Onda Provedor de Servicos S/A