RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?
Date: Thu, 3 Feb 2005 18:31:57 -0300

Gentil,
antes de começar a participar da lista, já havia escrito um livro sobre
programação em shell e nele existe um apêndice sobre o awk. Copiarei abaixo
o primeiro parágrafo deste anexo para vc entender o que penso:

"<titulo>
Apêndice 1
awk
Comando ou Linguagem?
</titulo>
Vocês decidirão ao longo deste apêndice se o awk é um comando ou uma
linguagem de programação. Alguns o chamam de instrução, talvez devido à sua
total integração ao Shell, eu não tenho dúvidas em qualificá-lo como uma
linguagem, e por isso mesmo relutei um pouco antes de incluí-lo em um livro
sobre programação Shell, porém, por ser muito utilizado, pela sua integração
e interação com o Shell e por ser, por vezes, a melhor ferramenta para
resolver determinados problemas, resolvi, devido à sua complexidade e
recursos, dedicar este apêndice inteirinho a ele. Poderíamos dizer que este
é "o algo mais que o Shell lhe dá"."

Como vc vê, está totalmente coerente com o "espírito da lista" que não foi
criada por mim e sim pelo Eriberto, do qual sinto saudades do seu tempo de
moderador.

Qto ao mais Gentil, ainda hoje um colega nosso fez um elogio à nossa lista.
Eu pessoalmente nunca participei de uma lista tão boa qto a nossa. Acho que
se abrirmos o escopo, vira bagunça, depois do perl viria o python, depois o
C, até chegarmos ao fundo do poço :(VB;).

Só gostaria de lembrar-lhe que além do awk, falamos muito em sed, que tb
considero uma linguagem.

[ ]s,
Julio
:wq