RES: RES: [shell-script] Retirar tudo apos ultimo underscore

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: RES: [shell-script] Retirar tudo apos ultimo underscore
Date: Fri, 4 Feb 2005 13:08:05 -0300

Não há pq desculpar-se por sua "leiguisse" (ARGHHH!!:), afinal somos todos
leigos e não paramos de aprender.

Mas indo para a sua pergunta, o que acontece é que o asterísco (que me disse
que odeia ser chamado de asterístico:) é "guloso" e casa sempre com a maior
cadeia possível. Usei estes termos (guloso e casa), pq tem um colega de
nossa lista (Aurélio Marinho Jargas - www.aurelio.net) que em sua página
fala tudo sobre sed e expressões regulares. Aconselho a todos que não
conhecem estes dois temas e àqueles que dizem que sed não é linguagem a
darem uma olhada neste endereço, pois trata-se de uma excelente aula em uma
linguagem totalmente acessível.

Hoje (véspera de carnaval) estou com mais tempo e vou explicar melhor o que
fiz:

sed 's/\(.*\)_.*/\1/' Arquivo

(.*)_ - (tirei as contrabarras que "escapam" os parênteses) Significa tudo
até o último sublinha. Os parênteses foram usados para agrupar estes
caracteres, pq são eles que nos interessam;

\1 - Este (segundo o Aurélio) é o "retrovisor" que é trocado pelo primeiro
agrupamento. No sed vc pode fazer até 9 agrupamento (sempre com o uso de
parênteses) e substituí-los pelos "retrovisores" \1, \2, ..., \9.

Espero que as coisa tenham clareado.

Bom carnaval a todos e espero que ninguém da nossa lista saia na ala das
baianas. :)
Julio
:wq

| > |
| > |
| > |
| > |
| > |
| > |
| > |
| > |
| > |
| > |

| programação, como perl, C etc. Quem insistir em não seguir
| esta regra será moderado sem prévio aviso.

> Links do Yahoo! Grupos

aviso.

Links do Yahoo! Grupos