Re: [shell-script] comparação numérica

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] comparação numérica
Date: Mon, 7 Feb 2005 19:47:11 -0300

> Quero comparar *numéricamente*. Eu não sei de antemão quantas casas
> decimais podem existir. Numáricamente (matemáticamente) 500 e 500.0 são
> a mesma coisa.

Ja que vc quer comparar "numericamente" os valores, use um comparador numérico,
e nao um comparador de strings. == é usado para comparar strings. Voce precisa
dos comparadores -eq, -lt, -ne e assim por diante. CUIDADO. Esses comparadores
comparam valores INTEIROS. Se vc fizer algo como:

a=500.175
if [ $a -gt 500 ] ; then

voce vai ter um erro de integer expression expected, pq a comparacao 500.175
-gt 500 nao é uma comparacao de inteiros.

Qual é o seu real interesse ? Voce quer saber se a parte inteira do seu numero
é, por exemplo, igual a 500, desprezando-se a parte decimal, ou voce quer saber
se seu numero é maior do que o inteiro 500 ?