Re: [shell-script] comparação numérica

From: Alain
Subject: Re: [shell-script] comparação numérica
Date: Tue, 08 Feb 2005 20:46:20 -0200

MrBiTs escreveu:
Quero comparar *numéricamente*. Eu não sei de antemão quantas casas decimais podem existir. Numáricamente (matemáticamente) 500 e 500.0 são a mesma coisa.

Qual é o seu real interesse ? Voce quer saber se a parte inteira do seu
> numero é, por exemplo, igual a 500, desprezando-se a parte decimal, ou
> voce quer saber se seu numero é maior do que o inteiro 500 ?

Eu quero testar o arquivo /etc/ntp/drift (às vezes é /etc/ntp.drift)

normalmente é um número com 3 casa decimais, usando '.' (ponto). Se esse numero estiver maior que +-500 (para cada lado) é melhor apagar antes de iniciar o ntpd.

Também tem um agravante que nunca vi um arquivo com valor errado (500.000 ou -500.000 supostamente), e não consegui forçar o aparecimento de um.

Alain