Re: [shell-script] variavel global

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] variavel global
Date: Tue, 19 Apr 2005 11:33:23 -0300 (BRT)

On Tue, 19 Apr 2005 10:49am  -0300, Clovis wrote:

> Ou seja, tem como eu definir variáveis globais, que toda a vez que eu
> logar em uma máquina com o ssh por exemplo eu nao perca o valor que eu
> já tinha deixado na variável?

Ou,
$ variavel=valor
$ export variavel

Ou,
$ export variavel=valor

Ou,
$ set -a
$ variavel=valor

Sao variaveis de ambiente, nao globais. Geralmente confundem.

De fato, em shell nao existe escopo de variavel. Ha extensoes comuns que
fazem isso (variaveis locais, variaveis nao-locais, etc).

Sobre passar por rsh, ssh, telnet, etc., sim, pode passar. Leia mais na
documentacao dos clientes e servidores desses protocolos que sempre tem
comentarios sobre isso.

--
Felipe Kellermann