RE: [shell-script] sudo sem senha

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] sudo sem senha
Date: Tue, 26 Apr 2005 18:24:09 -0300

/*
tudo bem eu me expressei mal,
se voce MrBits souber como fazer um script para executar o sudo passando a
senha quando necessario, poderia me ajudar? me mostrando como fazer?  Sou
muito novo no mundo do script shell sim, a linguagem de programação que mais
domino hoje é o C++, só que pretendo trocar algumas coisas para shell
script. MrBit não preciso de ajuda para configurar os sudo, obrigado.
*/

Agora sim

Por definicao, o sudo é uma ferramenta de segurança que EXIGE senha de
tempos em tempos para executar os comandos constantes do arquivo sudoers.
Voce pode utilizar uma ferramenta chamada expect para enviar a senha para o
sudo, mas isso significaria manter a senha do seu usuario em um arquivo
texto, totalmente aberta. Nao seria mais interessante voce rodar o seu
script todo encapsulado no sudo ? Ou voce pretende roda-lo via cron ?

De qualquer maneira, um exemplo tosco seria:

#!/usr/bin/expect -f

spawn sudo ls -l /root
expect "word:"
send "password\r"
interact

A partir dai, voce extrapola e joga isso no seu shell, rodando digamos os
comandos acima separados por ;

[]'s