Re:[shell-script] Re: tail -f

From: Edison Ferreira
Subject: Re:[shell-script] Re: tail -f
Date: Mon, 13 Jun 2005 17:48:53 -0000

Olha, entender, eu entendi... só pra ti ter uma idéia... se eu digitar
o comando com os dois cuts nada aparece na tela... se eu tirar o cut
-f 2 -d = aparece e continua monitorando, se eu tirar o -f aparece
apenas o IP, que é o parâmetro que eu quero nesse arquivo. O caso é o
seguinte, eu estou dando um tail -f em todas as linhas do arquivo pq
além de eu querer ler o que tem em todo o arquivo, quero ainda ficar
monitorando o que acontece no arquivo após essa leitura, na esperança
de ter outros logs e tratá-los... O laço for eu sei que está errado,
já compreendi isso, mas não consegui fazer com o while. Tu diz que não
precisa do laço, entao me corrige esse script, me diga como eu posso
fazer desde que eu use o tail -f... pois até onde eu conheço, não tem
outra maneira de ficar esperando para ler novas entradas em um arquivo
com comandos como cat, less ou more.

--- Em address@hidden, "MrBiTs" <mrbits@t...> escreveu

> Concordo com o Tiago. 100% desnecessário, ja que o parametro -f do
tail faz todo o trabalho pra voce. Voce por um acaso executou tail -f
arquivo só para entender o que o parametro faz ?

> De novo, sua questao esta confusa e incompleta. Se vc quer somente
monitorar o arquivo de logs do iptables lendo somente alguns campos,
uma linha de tail e aqueles seus cuts resolvem, sem necessidade de laços.

> A sua "inexperiencia" em shell nao é o seu problema. Seu problema ai
é que vc aparentemente nao compreendeu o comando tail. Para isso, eu
de novo aconselho uma leitura na man page do tail e sua execucao com
cada um dos seus parametros isoladamente, para vc entender o que cada
um faz.