Re: [shell-script] Re: Documenta��o Tcl/Tk

From: Alexander
Subject: Re: [shell-script] Re: Documentação Tcl/Tk
Date: Fri, 24 Jun 2005 07:43:32 -0300

Não sei se vou conseguir sanar sua dúvida, mas, vou tentar:

Pessoal, não vou ficar falando sobre isso na lista de Shell, ok? Isso é para
encerrar. De repente tem mais gente em dúvida e como o assunto é pouco
explorado por enquanto, acho que não dói deixar passar essa última mensagem.

Se alguém tiver mais alguma dúvida, por favor, mail-me em PVT, falow?!

Tcl/Tk é uma linguagem interpretada, estruturada, orientada eventos (tendo em
vista que vc vai usar a Tk), possui recursos mais sofisticados como
encapsulamento, interpretadores seguros, sockets, etc.

Se quiser, você pode criar seus programas usando uma IDE como o VTcl.

Enfim... é uma linguagem como é a Perl e Python (só para citar 2 exemplos).

Existem muitas bibliotecas "extras" que, por exemplo, podem permitir que você
crie aplicações "gráficas" usando a bibliotecas curses, ou seja, aplicação
"gráfica" em modo texto. E sem precisar aprender novas sintaxes (no caso desse
exemplo usando a biblioteca ck).

É claro que você não precisa criar aplicações gráficas. Pode usar Tcl sem a
biblioteca Tk, Ck, BWidget, TIX, etc. E isso vai aproximar Shell Script da
Tcl/Tk.

As sintaxes das linguagens Unix são semelhantes e Tcl/Tk não é diferente nesse
aspecto.

Por exemplo, em shell temos:
   variavel="teste"
   echo $variavel

   if [ $variavel == "teste" ]; then
      echo "É, é um teste."
   fi

Em Tcl temos:
    set variavel "teste"
    puts $variavel

    if { $variavel == "teste" } {
        puts "É, é um teste"
    }

Para criar um botão:
   button .teste -text "oi eu sou um botao" -command {exit}
   pack .teste

No caso de Shell Script você já tem o Bash (ou shell semelhante) instalado por
padrão.

No caso da Tcl/Tk você deve baixar e instalar (embora a maioria das
distribuições já instale os pacotes na instalação padrão).

Como em outras linguagens é possível compilar seu programa (vai ficar grande).

Existem diversos projetos em Tcl/Tk como o X-CDRoast, por exemplo.

Existem bibliotecas para desenvolvimento web também, e por aí vai.

Na minha opinião, Tcl/Tk não substitui Shell Script.

Cada uma na sua. E ambas são poderosas.

Sou suspeito para dizer, mas vale muito a pena aprender Tcl/Tk. Você vai ter na
manga uma linguagem simples, fácil e poderosa para criar programas, gráficos ou
não.

[]'s
AlexanDER Franca