mails de abril

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: mails de abril
Date: Mon, 27 Jun 2005 16:17:49 -0300 (ART)

alou,

ufa, consegui terminar de ler os emails de abril da lista...
vocês falam hein? :)

vou dar uns poucos pitacos em algumas mensagens. se alguém
já respondeu alguns desses em maio, foi mal...

> De: "Victor Leonardo"
> Alguém sabe como posso imprimir caracteres ASCII utilizando
> o shell?

usa o echo com a opção -e. daí coloca os códigos em octal
com 3 dígitos e um \ na frente:

  $ echo -e '\101'

  $ echo -e '\074'
  <

> De: "Emerson Domingues Souto"
> Mesmo entre aspas os asteriscos são expandidos

SEIS!  ;)

   $ mkdir foo ; touch foo/{a,aa,aaa}

   $ ls foo/a*
   foo/a   foo/aa  foo/aaa

   $ ls "foo/a*"
   ls: foo/a*: No such file or directory

> De: "Gustavo Chaves"
[sobre otimização de comandos]
> Com isso já conseguimos economizar a chamada ao cat.
> Mas o maior benefício é substituir o xargs pelo sed
> pra evitar as múltiplas chamadas ao echo:
>
> $ ls | grep -f <(sed 's/^/\^/' Relatorio_de_nomes_incompleto.txt)

como a lista de palavras no arquivo .txt são strings e não
expressões regulares, usando o 'fgrep' fica
(imperceptivelmente ;) mais rápido.

   f == fixed strings

felipe kellerman: legal os exemplos de glob avançado!
eu só conhecia os clássicos * ? [] {}. mas ter opção
pra pesquisar usuário, tamanho do arquivo e data de
modificação no glob pra mim já é demais. tadinho do
find, estão querendo acabar com ele!!! ;)

isso me lembra do sort -u, um sacrilégio!
me recuso a usá-lo.

falou!

--
Aurelio Marinho Jargas, Curitiba, Conectiva
http://aurelio.net

http://br.download.yahoo.com/messenger/