RE: [shell-script] Calcular Distancia e tempo.

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] Calcular Distancia e tempo.
Date: Thu, 8 Sep 2005 17:38:11 -0300

/*
Estou com uma tremenda duvida. Quero fazer um calculo em shell, onde devo
informarei a Distancia (KM) e a Velocidade pela qual conduzirei o
automóvel... Gostaria de obter o tempo que eu gastaria nessa viagem.

Cheguei a seguinte conclusão, conforme exemplo abaixo:

Se eu dividir Velocidade por 2 terei o valor da Hora; # expr $Velocidade / 2

E o MOD da Velocidade terei o Minuto.
#expr $Velocidade % KM

Minha duvida é para saber como descubro os segundos.
*/

Nossa... Agora eu revi totalmente as minhas aulas de Física. Até onde eu
sei:

1) Sua dúvida está nas fórmulas físicas para se determinar tempo dada a
distância e velocidade, e não em shell script. Recomendaria uma lista de
Física para você.
2) Desde quando dividindo-se Velocidade por 2 temos o valor da hora ?
3) Desde quando resto da velocidade pela distância nos dá os minutos ?

Saeguindo a sua "lógica (?)", divida a hora pela velocidade e utilize PI
elevado à 14a potência para descobrir os segundos.

OU use as fórmulas corretas: t = d / delta V

Onde t = tempo, d = distância percorrida e delta V = variação da velocidade.
Como vc quer o tempo em segundos, eu converteria a velocidade de quilômetros
por hora para metros por segundo.

http://www.mrbits.com.br/

"There is still more Unix-nature in one
line of shell script than there is in ten
billion lines of C"
Master Foo - Sh-bng Province - 530 B.C.

"Programar em shell scritp é a coisa mais gostosa que você pode fazer
vestido"
Julio C. Neves - 10/08/2005