Exclusão mutua

From: Peres Juliao
Subject: Exclusão mutua
Date: Thu, 22 Sep 2005 20:14:10 +0000 (GMT)

Saudações mundo GNU/Linux

Sou iniciante em programação mas tenho alguns conceitos básicos de lógica de
programação, estou com um pouco de dificuldade na sintaxia da linguagem Shell.
Estou fazendo um simples programinha que simula a exclusão mútua com espera
ocupada para o acesso a um arquivo qualquer utilizando o controle de acesso
atraves de variaveis de tratamento.
Segue abaixo o proprio codigo

#!/bin/bash
#entra
if [ $SHLVL -eq 3 ] then
  echo "Entrando..."
 export SHLVL="1"else
echo "Ocupado!"
fi

alguem poderia ajudar? a implementa ou uma luz estou descabelando e sou
brasileiro nao desisto nunca.
Abraços

 Novo Yahoo! Messenger com voz: ligações, Yahoo! Avatars, novos emoticons e
muito mais. Instale agora!